David Ausubel e a aprendizagem significativa



O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos. Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa - que encerra a série Teoria Passada a Limpo -, ele é contundente na abertura do livro Psicologia Educacional: "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece".
Quando sua teoria foi apresentada, em 1963, as ideias behavioristas predominavam. Acreditava-se na influência do meio sobre o sujeito. O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existente na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. "Quanto maior o número de links feitos, mais consolidado estará o conhecimento", diz Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, Ausubel era filho de imigrantes judeus. "Seu interesse pela forma como ocorre a aprendizagem é resultado do sofrimento que ele passou nas escolas norte-americanas", comenta Rosália Maria Ribeiro de Aragão, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Por isso, apesar de sua formação em Medicina Psiquiátrica, ele dedicou parte de sua vida acadêmica à Psicologia Educacional.
Na avaliação de Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), os conceitos do norte-americano são compatíveis com outras teorias do século 20, como a do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget (1896-1980), e a sociointeracionista, de Lev Vygotsky (1896-1934).
De acordo com Ausubel temos dois tipos de aprendizagem, uma é a mecânica e a outra, significativa. A aprendizagem mecânica é tida como memorística e aleatória, pois não tem relação com nosso conhecimento prévio.Neste caso, a aprendizagem fica inconsistente, dando mais chances de esquecermos o conteúdo aprendido, pois não sabemos dar significado lógico a ele de acordo com o que já conhecemos. Contudo, para quem não possui uma estrutura prévia consistente dos conhecimentos; esta aprendizagem representa um meio para memorização da maneira como pode aos poucos, uma vez que a  aprendizagem vai se tornando significativa ao longo de sua vida.
Já a aprendizagem significativa, é de acordo com Ausubel, cognitiva. pois trata da integração entre o conteúdo aprendido e uma construção mental ordenada. Essa estrutura corresponde a todos os conteúdos e informações armazenados e organizados. Nesse caso, os novos dados serão assimilados dependendo da qualidade da estrutura cognitiva prévia do aprendiz. Tal conhecimento prévio resultará numa espécie de ponto de ancoragem, no qual as novas informações deverão encontrar uma maneira de se integrar àquilo que o aprendiz conhece.Todo esse processo de associação entre novas e velhas informações é denominado aprendizagem significativa.
A aprendizagem cognitiva é mais preferível à aprendizagem mecânica pois já tem uma referência sobre a qual podemos acrescentar mais informações, o ensino é mais simples, prático e eficiente. Enfim, é construtivo. De outra forma, precisaríamos nos esforçar tremendamente e gastar muito tempo para assimilar conceitos que não são familiares.
Entretanto, uma vez expostos  a conteúdos desafiantes, a dedicação a longos períodos de tempo no desenvolvimento do aprendizado mecânico ou significativo, por meio da abstração; pode trazer um insight, a criação além dos conceitos.  De acordo com Chomsky, a intuição linguística do falante tem resultados incomparáveis em que a aprendizagem pode superar em muito o ponto de ancoragem, a mecanização ou o simples aprendizado da fala.

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