Reflexão sobre o Contexto no Desenvolvimento das Crianças de acordo com a Psicologia Desenvolvimentista
"As características da sociedade mais ampla na qual a
família e o bairro da criança estão inseridos também importam. O termo
cultura não tem uma definição consensual, mas em essência descreve algum
sistema de significados e costumes, incluindo valores, objetivos, atitudes,
leis, crenças, diretrizes morais e artefatos físicos de diversos tipos, tais
como ferramentas, tipos de moradia, etc. Além disso, para ser chamado de
cultura, um sistema de significados e costumes deve ser compartilhado por algum
grupo identificável, seja ele um subgrupo de uma população ou uma unidade
maior, e deve ser transmitido de uma geração daquele grupo para a seguinte
(Betancourt e Lopez, 1993; Cole, 1992). A cultura molda não apenas o
desenvolvimento de indivíduos, mas também as ideias sobre o que é
desenvolvimento normal."
Modelo de Patterson: O
modelo de Patterson descreve os muitos fatores que influenciam o
desenvolvimento do comportamento antissocial. O núcleo do processo, nesse
modelo, é a interação entre a criança e o genitor (caixa vermelha).
Poderíamos argumentar que a origem do comportamento antissocial está naquela
relação. Contudo, Patterson argumenta que existem forças ecológicas, ou
contextuais, mais amplas que também são “causas” da delinquência da
criança, algumas das quais listadas nos dois quadros azuis à esquerda.
Fonte: A Criança em Crescimento (Denise Boyd e Helen Bee)
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