Benefícios Nutricionais da Farinha de Trigo Integral






Benefícios da Farinha de Trigo Integral

Apesar de também conter glúten, a farinha de trigo integral não precisa ser evitada por quem não tem intolerância ou alergia à proteína, já que ela pode ser uma boa fonte de energia e nutrientes importantes para o corpo.
Confira os principais benefícios da farinha de trigo integral:

1. Combate o acúmulo de gordura abdominal
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, uma dieta com cereais integrais como o trigo pode ajudar a combater a gordura abdominal e diminuir os riscos de doenças cardíacas.
Segundo pesquisadores, voluntários que seguiram um programa de perda de peso combinado a uma dieta rica em cereais integrais perderam mais gordura na região abdominal do que aqueles que haviam se alimentado com pão e arroz brancos.
Além disso, quem incluiu cereais integrais na dieta ainda apresentou uma redução de 38% na proteína C reativa, um indicador de inflamação que está ligado a doenças cardiovasculares.
Portanto, de acordo com os cientistas, um dos benefícios da farinha de trigo integral é poder reduzir o estoque de gordura no abdômen e ainda por cima evitar riscos de problemas cardíacos.

2. Não causa picos de insulina como a farinha branca
Que levante a mão quem nunca sentiu uma fome avassaladora logo após ter acabado de comer um pão francês sem nenhuma fonte de proteína. Isso ocorre porque a farinha branca tem digestão muito rápida e causa uma liberação quase que instantânea da glicose na corrente sanguínea – o que leva a uma liberação de insulina e uma subsequente queda nos níveis de glicose. Então essa liberação de insulina digere toda a glicose, A FALTA DE GLICOSE CAUSA a produção de ADRENALINA , a ADRENALINA CAUSA ANSIEDADE e na falta de glicose que a insulina consumiu, o consumo de mais GLICOSE é requerido pela inconsciência e memória digestiva !!!!!!
Essa queda sinaliza ao cérebro que é necessário consumir mais açúcar para estabilizar os níveis de glicose. E o que o cérebro faz? Envia rapidinho um sinal de fome, que deixa você se perguntando como pode estar com fome se acabou de comer.
Um dos benefícios da farinha de trigo integral é exatamente esse: ela possui digestão mais lenta, que permite uma liberação gradual de açúcar no sangue e não causa essas variações bruscas na glicemia, impedindo um aumento do apetite. Essa propriedade da farinha integral impede também a liberação excessiva de insulina, hormônio que reduz o metabolismo e estimula o corpo a estocar energia na forma de gordura.

3. Regulariza o intestino
Você provavelmente já ouviu falar que a farinha branca atua como uma “cola” no intestino – e infelizmente essa informação é verdadeira. Como é pobre em fibras, a farinha branca se compacta, dificultando a passagem de alimentos e desacelerando a eliminação dos resíduos alimentares. Além do desconforto da prisão de ventre, a permanência desses resíduos no intestino pode levar à formação de inflamações e substâncias tóxicas, que além de mau humor ainda causam dores de cabeça e podem resultar no aparecimento de câncer de cólon.
Como contém fibras, mais um dos benefícios da farinha de trigo integral é absorver uma quantidade maior de água, o que facilita a passagem do bolo alimentar e previne a constipação e reduz a formação de inflamações.

4. É fonte de nutrientes importantes
Além das fibras, a farinha de trigo integral também fornece boas quantidades de cálcio, ferro, vitaminas do Complexo B e das vitaminas K e E. Uma única xícara de farinha de trigo integral é suficiente para fornecer quase 26% das nossas necessidades diárias de ferro, 14% do potássio e 121% do que necessitamos de selênio.
Além de atuarem no metabolismo, esses nutrientes são essenciais para acelerar a regeneração muscular e evitar o acúmulo de gordura por deficiência do metabolismo.

5. Fornece energia de maneira gradual
Ao contrário da farinha branca, que oferece uma grande quantidade de energia de uma única vez, a farinha integral permite a liberação da glicose de maneira gradual. Essa propriedade traduz-se em uma maior duração do combustível para suas atividades.
Já imaginou começar a correr e ficar sem energia nenhuma antes da metade da corrida? Isso pode ocorrer se você consumir alimentos ricos em carboidratos refinados, como a batata e o pão branco, por exemplo. Já o consumo de pão feito com farinha integral irá garantir que você tenha uma quantidade estabilizada de energia durante todo o exercício (é claro que isso irá depender da duração e intensidade da atividade).

6. Pode ser uma aliada do emagrecimento e da manutenção do peso
Como fornece fibras e não causa uma grande variação nos níveis de glicose e insulina, a farinha de trigo integral pode ser mais interessante para as dietas de emagrecimento do que a farinha branca.

Isso porque, como já vimos, as fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo, reduzindo a quantidade de alimentos ingeridos ao longo do dia. As fibras também estabilizam a glicose, garantindo que você não sinta fome pouco tempo após ter se alimentado.

7. É fonte de triptofano e B6
A farinha de trigo integral é fonte de triptofano e vitamina B6, dois precursores da serotonina, um neurotransmissor que atua no controle do apetite e melhora o humor e causa uma sensação de bem estar.
A deficiência de serotonina pode causar mau humor, depressão, estresse e maior compulsão por alimentos ricos em carboidratos (doces). Portanto, os benefícios da farinha de trigo integral podem ajudá-lo a se manter mais disposto e com menos vontade de comer guloseimas.

8. Contém Betaína
A farinha de trigo integral possui em sua composição uma boa concentração de betaína, um aminoácido que pode auxiliar no ganho de massa muscular e também reduzir as inflamações crônicas.
Pesquisas indicam que pessoas que consomem dietas ricas em betaína chegam a apresentar níveis até 20% menores de inflamação do que aqueles que não têm o hábito de ingerir o aminoácido.


Comentários

Postagens mais visitadas do blog

Mapa Conceitual: Filosofia Antiga

Análise de trechos Macunaíma Metaplasmos

David Ausubel e a aprendizagem significativa

Receita de Pizza com Cenoura

Teoria sociocognitiva de Bandura (autoeficácia)