Autoridade versus Autoritarismo e a Questão da Disciplina (Curso de Didática Geral, Regina Célia C. Haydt)

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende"
Guimarães Rosa

De acordo com Maria Teresa Nidelcoff: "Ao trabalhar corretamente com o problema das subculturas, o professor procura captar toda riqueza que as crianças trazem, para de fato aprender com elas." 
O que pretendemos, é que o aluno construa seu próprio conhecimento, aplicando seus esquemas cognitivos e assimiladores à realidade a ser aprendida e desenvolvendo o seu raciocínio, devemos permitir que ele exerça sua atividade mental sobre os objetos e até mesmo uma ação efetiva sobre eles. O diálogo com o aluno permite que ele aja e opere mentalmente sobre os objetos, aplicando à realidade circundante seus esquemas cognitivos de natureza operativa.

Autoridade versus Autoritarismo

No exercício da prática docente, o professor tem duas funções básicas, incentivadora e orientadora. A autoridade do professor decorre dessas duas funções inerentes à sua atividade docente. É a autoridade que incentiva o aluno a continuar estudando e fazendo progressos na aprendizagem, e a autoridade que orienta o esforço do aluno no sentido de alcançar os objetos por ambos desejados, visando a construção do conhecimento.

De acordo com Olivier Reboul "O verdadeiro educador compreende que a autoridade por ele exercida não é a sua; mostra, por toda a sua conduta, que não é o detentor da autoridade, mas o testemunho."

Logo, se o ensino é a orientação da aprendizagem visando a construção do conhecimento, a autoridade do professor é uma autoridade amiga, é a autoridade de quem auxilia a descobrir alternativas, mostra caminhos e abre perspectivas.

A questão da Disciplina na Sala de Aula

A professora Therezinha Fram, afirma que a disciplina "é a formação interior de comportamento inteligente, que sabe se dirigir, que sabe definir objetivos e que sabe encontrar os melhores meios para atingir esses objetivos." Para a referida educadora, a pessoa disciplinada é aquela que dá ao seu comportamento uma direção que supõe um autocontrole, um controle interno e consciente de impulsos da vida e das motivações.
É disciplinado de acordo com o ponto de vista da interação com o mundo cultural e das instituições quem conhece as leis sociais e consegue "entender o que a sociedade está exigindo dele",  atuando para aprimorar essa cultura e essas instituições. É disciplinado do ponto de vista da interação com os seres humanos quem consegue desenvolver um conjunto de atitudes no sentido de entender os outros e adaptar o seu comportamento a diferentes situações em que vai atuar. Trata-se de uma construção porque o aluno vai conduzindo e dirigindo o seu comportamento de forma a construir a sua vida e a vida de sua cultura.
A autodisciplina é um conjunto de princípios e regras elaborado livremente pela pessoa, através do contato com a realidade e da interação com os outros, e interiorizados pela aprendizagem, pela tomada de consciência das exigências da vida pessoal e social, e pela busca da autonomia através da atividade livre.


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