O que Portugal tem a ver com o Brasil...
O que
Portugal tem a ver com o Brasil
Alexandra Lucas
Coelho
1. Os
portugueses não parecem ter uma boa relação com os brasileiros, disse-me uma
alemã, conhecedora profissional de Portugal e Brasil. Estávamos na Alemanha, o
Brasil temia uma guerra civil, foi há dez dias. A minha interlocutora não se
referia à relação de portugueses com brasileiros nesta crise, e sim em geral. A
minha resposta instintiva foi contrapor, contar por exemplo como muitos
portugueses cresceram com música brasileira, e isso é parte da nossa vida.
Agora, de
volta a casa, continuo a pensar na observação desta veterana, que nada tinha de
provocadora, era só vontade de entender. Muitos portugueses, creio, teriam
respondido da mesma forma instintiva, a que podemos chamar amorosa. Mas é
impossível ignorar o que se tem manifestado em Portugal de equívoco face ao
Brasil ao longo destes dias. Não sendo novidade, acho que nunca o tinha visto
propagado assim, talvez porque nunca houve tantos meios para isso, e porque
este tempo apocalíptico favorece uma excitação de circo romano. Em 2016,
facilmente o clamor se torna viral, entre media e redes sociais. Justiceiros
instântaneos brotam de um clique, prolongando 516 anos de equívocos. Segundo um
desses equívocos, provável pai dos outros, o tema da colonização encerrou-se,
chega de falar dele, é passado. Penso o contrário, que mal começámos, que é
presente, e a actual crise brasileira acentua isso. Não só pelo que expõe das
estruturas brasileiras, como pelo que revelou do olhar de Portugal sobre o
Brasil, e sobre si mesmo.
2. Com esse
nome, o Brasil viveu 322 anos de ocupação portuguesa e 194 de independência. Se
alguém acredita que o tempo da independência poderia já ter curado o tempo da
ocupação, precisa de voltar à história luso-brasileira, porque o alcance da
violência vai longe, e em muitas direcções. Esses 322 anos actuam diariamente
naquilo que é hoje o Brasil, na clivagem entre São Paulo e o Nordeste, nos
milhões que ainda moram em favelas, na relação Casa-Grande & Senzala das
elites com os empregados, na violência da polícia que continua a ser militar,
do desmando oligárquico dos que controlam aparelhos e estados, no saque
catastrófico da natureza, na traição aos grupos indígenas, na evangelização dos
pobres, radicalizando o conservadorismo num país onde se morre de aborto. Não é
elenco para uma crónica, tem sido e será para muitas, livros, bibliotecas.
O lulismo fez
coisas importantes contra parte dessa herança (nas desigualdades mais urgentes,
na cultura), não fez o suficiente contra boa parte disto (na educação, na
saúde, na polícia), fez coisas que pioraram isto (um capitalismo com
consequências devastadoras no ambiente e nas questões indígenas), e
historicamente produziu uma geração que o critica e supera pela esquerda, num
caldo inédito de periferias politicamente empoderadas e uma nova faixa
politizada vinda da elite. Então, qualquer discurso maniqueísta de besta ou
bestial não dará conta de Luiz Inácio Lula da Silva, figura complexa, decisiva,
que ainda desafiará a história quando já não restar memória de quem agora, com
reconhecível sobranceria colonial, o tenta reduzir. O prazer de ver alguém cair
sempre fez dos homens uma alcateia. E a recente lista de subornos da Odebrecht
é um exemplo de como a corrupção se mantém transversal na política.
3. A
violência sistémica brasileira tem raízes nas duas violências fundadoras da
colonização portuguesa, extermínio indígena e escravatura africana. Os
portugueses não inventaram a escravatura, mas inauguraram o tráfico em grande
escala. Dos 12 milhões de indivíduos que as potências europeias deportaram de
África até ao século XVIII, 5,8 milhões foram traficados por Portugal. Isto
significa 47 por cento, ou seja quase metade do tráfico foi assegurado por
Portugal, e a grande maioria destinava-se a sustentar a colonização do Brasil
(os números podem variar consoante os estudos, estes são do recente Racismos,
de Francisco Bethencourt).
A escravatura
é um horror antiquíssimo, sim, e entre os séculos XV e XVIII a forma portuguesa
de a praticar foi secundada por ingleses, espanhóis, franceses, holandeses, sim.
Mas a Portugal coube esta iniciativa: deportação em massa, para nela assentar a
exploração brutal de um território gigante, à custa do qual um território
minúsculo viveu, como toda uma bibliografia tem mostrado de forma cada vez mais
desassombrada. Não aprendi isto na escola, e tenho sérias dúvidas de que a
maior parte dos portugueses faça ideia de que Portugal, sozinho, deportou
tantos africanos como os judeus mortos no Holocausto, com a ajuda teológica e
logística da Igreja Católica, depois de ter levado ao extermínio de ninguém
sabe quantos índios, provavelmente não menos de um milhão.
Enquanto isto
(e tudo o que nisto diz respeito a África, claro, e o tanto que falta do
Oriente, etc, etc) não entrar a sério nos programas escolares, o império
colonial português será futuro por enfrentar, e não passado: é um problema
nosso. Ao Brasil, mais do que nunca, cabe superar o que o Brasil-colónia deixou
no Brasil-independente, depois república, ditadura, democracia. A Portugal cabe
integrar as várias partes desta história que foram deixadas para trás, por
razões pesudo-patrióticas que só bloqueiam os portugueses. Feito, aventura,
audácia seria descobrir o encoberto, que não é o de Álcacer-Quibir, mas o que
nos recusamos a saber.
Não se trata
de auto-flagelação, desculpabilização do Brasil independente, ódio a Portugal
ou substituição de uma versão por outra, mas, como já escrevi a propósito da
posse de Marcelo, de ter coragem para integrar na história outros factos,
torná-la mais prismática e liberta de serviços. Não é possível usar um pedaço
de história na lapela, remetendo os outros para um tempo anacrónico, com o
argumento: nesse tempo era assim. Foi assim porque os portugueses também
fizeram muito por isso. E nem sempre era assim, e para muitos não foi assim, a
história está cheia de exemplos de quem se opôs, sempre houve embates, o
espanhol Bartolomé de las Casas não partilhava a visão concentracionária dos
jesuítas portugueses em relação aos ameríndios, tal como várias vozes se foram
levantando contra a escravatura africana: mas o Brasil escravocrata, herdeiro
dos privilégios, foi o último país americano a aboli-la, em 1888. Dito de outro
modo, a história é presente, faz-nos e é feita por nós, agora. Mas, claro,
podemos continuar bloqueados no pensamento único de como fomos grandes, e os
brasileiros não têm emenda, no mínimo uns bons selvagens, como na célebre
metáfora das esculturas em murta do padre António Vieira, esse sem dúvida
brilhante orador do império, e idealizador do quinto império, que não viu
obstáculos morais a substituir a escravatura indígena pela africana. Ao
contrário das firmes esculturas em pedra, as de murta fingem comportar-se, mas
voltam à rebaldaria selvagem, mal o jardineiro, leia-se, colonizador, se ausenta.
Muito do que li nestes dez dias, entre media e comentários em Portugal, podia
resumir-se a isto. Brasil: uma rebaldaria.
4. Sim, só
que não. O mais perto de um milagre para mim, invocando Noel Rosa, é como o
brasileiro todos os dias passa de português. Sendo a violência diária que é,
sendo a tristeza trágica que é, o Brasil consegue ser uma laranja no Inverno.
Imaginar um mundo sem Brasil lembra-me aquela não-ficção de Oliver Sacks em que
um homem começa a ver tudo cinzento, até as laranjas. O mundo sem Brasil:
impensável, como uma laranja cinzenta. Ou pensável, sim: meio caminho para amar
ainda mais o Brasil, além das muitas razões que o Brasil todos os dias nos dá,
de João Guimarães Rosa a qualquer roda dançando sobre cacos e cinzas.
5. E com
imbatível auto-crítica. Se a auto-estima de um carioca não tem par, até porque
o Rio não tem par, a disponibilidade para a auto-crítica também não. Despedi-me
do Rio com uma crónica no Globo falando do Brasil racista, capitalista,
violento. Não quero imaginar os comentários no PÚBLICO se um carioca fizesse o
mesmo em relação a Portugal. Lendo os comentários do PÚBLICO por estes dias, um
amigo brasileiro, daqueles que vieram da periferia mais pobre, comentou,
impressionado: que violência, esses leitores. E que fizeram os cariocas comigo?
Multiplicaram as críticas que eu fazia milhares de vezes, não tenho outra forma
de dizer isto para sublinhar a espantosa capacidade carioca. Onde a gente diz
mata, eles vão dizer esfola, bem mais do que xingar o ex-colonizador. Há preconceito
no Brasil contra português? Há, sobretudo entre as elites mais ignorantes. Há
anedotas de padeiros, da terrinha, dos lusos literais? Desinteresse,
ignorância? Sim. Mas que é isso comparado com a violência portuguesa que
desponta quando se sente um pouco mais autorizada? Tudo pesado, é raro
brasileiros serem violentos em relação a portugueses. O contrário não é
verdadeiro. Pasmo vendo como essa violência vem ao de cima, ignorando a
história portuguesa e a odisseia extraordinária, quotidiana, de milhões de
brasileiros. Recorri muito a uma ideia de Jaime Cortesão nas últimas semanas,
mas nunca a citei nestas crônicas, e acho que valia a pena ir ao fundo do que
ela diz: uma das melhores formas de ser português é amar o Brasil.
Fonte clique aqui: Domínio Público
Comentários
Postar um comentário