O Cântico da Terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Cora Coralina

Comentários

  1. A mulher se renova a todo tempo, temos essa capacidade e conseguimos fazer diversas atividades com a mesma dedicação e seriedade, sem abrir mão da criatividade e qualidade.
    Somos assim mulheres especiais e inovadoras.

    ResponderExcluir
  2. A figura da "mãe terra" representa a nossa vida em plena e total existência.
    A mãe,que cuida de seus filhos desde o início, até o fim de suas vidas,dando-lhes toda a base necessária para que,com seus próprios erros e acertos,os filhos busquem o seu caminho.E ao final,tendo a certeza de que ela é eterna.....
    Fabiana Silva Campos

    ResponderExcluir
  3. A mulher tem uma capacidade incrível e que sem dúvida os homens gostariam de possuir esse "dom" também, que é a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Tem também a capacidade se renovar, de mudar seus pensamentos, seus desejos diversas vezes. Isso não acontece apenas na atualidade, quantas histórias antigas que mostram a garra, a coragem a lealdade da mulher junto de seus companheiros, seus filhos,sua família.

    Beatriz de Carvalho Vianna

    ResponderExcluir
  4. Se imaginarmos que todos os humanos da terra vem de um ventre de uma mulher, podemos compará-la ao nosso planeta "Mãe terra", conceito difundido nos EUA. A ideologia dominante muitas vezes transforma esta realidade, naquilo que se torna algo esteticamente bonito e atraente, mas a grande realidade, da grandeza da mulher em sua coragem e determinação, fica restrita à homenagens pelo dia da mãe. Com a Presidente Cristina Kirchner na Argentina, a Dilma no Brasil, parece que o processo de mudança tende a colocar a mulher no mercado de trabalho, mas não a valorizar aquilo que tem na essência, sua força aliada a feminilidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas do blog

Mapa Conceitual: Filosofia Antiga

Análise de trechos Macunaíma Metaplasmos

David Ausubel e a aprendizagem significativa

Receita de Pizza com Cenoura

Teoria sociocognitiva de Bandura (autoeficácia)