Aprender para Ser

Aprender para Ser
O processo de desenvolvimento incessante que urbaniza o campo, avançando como meta para garantia de direitos constitucionais básicos, tem por objetivo a proporção de um padrão de vida típico de civilizações desenvolvidas. Nestas, encontramos saúde, segurança e educação de alta qualidade, além de tecnologia limpa a baixo custo.
Quando pensamos em saúde, segurança e educação, todos dependem da educação. É ela que forma os profissionais, lhes dá noção de civilidade, da vida em sociedade, do respeito, o norte para ingressar no mercado de trabalho.
A Lei de Diretrizes e Bases a Educação foi finalmente aprovada em 1996, trazendo incríveis avanços no campo da inclusão, o incremento no número de faculdades particulares e públicas, e de cursos profissionalizantes. Todavia, trouxe também resultados duvidosos quanto ao aproveitamento dos alunos, com a Progressão Continuada nas escolas públicas do ensino fundamental e médio, que tem por objetivo diminuir o número de alunos reprovados e a evasão escolar nas escolas públicas.
Esta política aliada ao programa bolsa família trouxe muitas vantagens às parcelas mais desfavorecidas da população, que se encontram nos subúrbios e regiões afastadas deste vasto território. Em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira encontravam-se nas cidades, muitas pessoas dos subúrbios em estado de miséria conseguiram ascender de classe, e as empregadas domésticas passaram a ter registro na carteira de trabalho.
Os esforços na educação e no campo social geram inúmeros resultados, como na pesquisa, que gerou descobertas: vacina da dengue em 2016, medicamento contra o câncer, em teste; novas matérias primas sustentáveis, entre outras. A nova geração de formandos tem trazido resultados de abalar as estruturas, como no campo político.
O brasileiro paga caro pelos impostos e pela corrupção, ademais, paga mais caro por importar a tecnologia dos carros, dos celulares, entre outros. E a economia?  Precisa de um upgrade, pois a nova geração quer desenvolvimento sustentável: painéis solares, turbinas eólicas, hortas urbanas, educação de qualidade, saúde e segurança. A Ford produtora de veículos já inventou o Ford C-MAX nos EUA, carro com painel solar em cima, e a PETROBRAS, vai fazer o quê? 

Comentários

Postagens mais visitadas do blog

Mapa Conceitual: Filosofia Antiga

Análise de trechos Macunaíma Metaplasmos

David Ausubel e a aprendizagem significativa

Receita de Pizza com Cenoura

Teoria sociocognitiva de Bandura (autoeficácia)