Mapa Conceitual: Filosofia Antiga
Links sugeridos: Período Cosmológico : http://filosofiamedio.blogspot.com.br/2009/03/cosmologia-os-primeiros-filosofos-eram.html Sofismo : http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_sof%C3%ADstica Sócrates e Dialética: http://elias.legaisgesg.com.br/2012/11/elias-de-souza-goncalves-fonte.html Mito da Caverna e Platão: http://www.infoescola.com/filosofos/platao/ Aristóteles : http://www.suapesquisa.com/aristoteles/ Referência Bibliográfica: MAGEE, Bryan , A História da Filosofia. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
Concordo com a prof.ª Viviane quando ela diz que não se pode seguir apenas única fundamentação teórica. Grandes filósofos existem e é fato, mas nem todas as ideias desses teóricos são positivas, porque para implantar determinados métodos filosóficos em uma ambiente escolar, é necessário primeiro identificar as verdadeiras necessidades. Filosofar é maravilhoso, mas não ser objetivo em algumas situações é embaraçoso.
ResponderExcluirBruno Felipe Santana
Por outro lado,para a professora com menos experiência, a sua visão de mudança de ensino seria, segundo ela, a "inclusão de verdade", ou seja, sugere que haja capacitação ao profissional da educação para trabalhar com o aluno com necessidades especiais, por exemplo.Enfatiza a importância em preparar o profissional para lidar com possíveis problemas e situações adversas que possam ocorrer em sala de aula.
ResponderExcluirVimos que,ambas ressaltam a importância na valorização e investimento na capacitação dos professores, porém com focos diferenciados.
Para a primeira, deve-se investir na "qualidade de vida do professor", para que este possa desempenhar melhor o seu papel.
Já para a segunda entrevistada, o beneficiado, através de treinamentos e capacitação para os professores, seriam os alunos pertencentes à inclusão social.
Fabiana Silva Campos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParece que a pprofessora com menos tempo de experiência tem os conceitos mais frescos em sua memória, assim como pode perceber de forma definitiva e inferir sobre o efeito da tecnologia no comportamento dos alunos, que de acordo com ela, ficam mais materialistas, preocupados mais com "ter" do que com "ser", quando o acesso à Internet e aos jogos eletrônicos é exacerbado. Andrea. OBS: Vou buscar saber mais sobre a autora que ela comentou como preferida.
ResponderExcluirConcordo com a professora Viviane, quando diz que os professores precisam se capacitar para melhor ensinar seus alunos. Quantas histórias já não ouvimos de alunos com algum tipo de problema, de dificuldade, e os professores não conseguem ajudar, alguns até tentam, outros infelizmente acabam desistindo e não se esforçam para ampara-los!.
ResponderExcluirBeatriz de Carvalho Vianna